No dia seis de fevereiro de 1855, o vice-cônsul francês, Conde Paulo Montravel, conseguiu a concessão do governo Imperial e comprou uma área de 16 léguas, situada no Forromeco Superior. A área de 16 léguas foi denominada de Colônia Santa Maria da Soledade, e foi dividida entre 3 sócios. Cada lote recebeu a denominação de um dos sócios, sendo o Distrito Barcelos a atual São Vendelino, o centro da colônia. Portanto, o município de São Vendelino possui uma história muito mais antiga que muitos outros municípios da encosta do planalto, uma vez que sua ocupação é decorrente do segundo período de colonização alemã no Estado, iniciado a partir da segunda metade do século XIX.
Na atualidade, os municípios de São Vendelino e de Barão (Linha General Neto) e uma parte mais ao sul de Carlos Barbosa (Santa Clara, Santa Luíza e Santo Antônio do Forromeco) comporiam a colônia fundada por Montravel. Os primeiro habitantes de São Vendelino, segundo José Cândido de Campos Netto, em seu livro "Montenegro", editado em 1924, são os seguintes nomes: João Felipe Scheid, Antônio Kossmann, Antônio Ludwig, Nicolau Lermann e Nicolau Neis.

A falta de estradas para o transporte de mercadorias foi um dos fatores que dificultaram a fixação do imigrante à nova terra, a sua sobrevivência e principalmente o desenvolvimento econômico da colônia, uma vez que não pôde ocorrer uma produção em maior escala. Em 1861, as dificuldades começam a ser superadas e São Vendelino se destaca quanto ao seu desenvolvimento. Torna-se a sede da primeira paróquia da região. Estavam estabelecidas 1387 pessoas, o equivalente a 291 famílias. Na época, a colônia contava com seis armazéns e outros estabelecimentos menores, um moinho em funcionamento e mais outro em construção, um ferreiro, um fabricante de cerveja, um charuteiro, um tecelão, um seleiro, dois marceneiros, três alfaiates, quatro sapateiros, cinco pedreiros, um tanoeiro e um funileiro.
Em 18 de janeiro de 1877, pelo decreto nº 6480, a Colônia Santa Maria da Soledade é emancipada do regime colonial. Nesta época, o Distrito Barcellos passa a chamar-se de São Vendelino, devido à forte devoção que os imigrantes alemães católicos tinham ao Santo e pelo fato de diversos imigrantes terem vindo da cidade de "Sankt Wendel", no Estado de Saarland, na Alemanha.
Quanto a sua história política administrativa ao longo do século XX temos:
• 1953: através de consulta plebiscitária os moradores decidem anexar-se a São Sebastião do Caí;
• 1982: com a criação do município de Bom Princípio, São Vendelino é incluído neste novo município;
• 29/04/1988: emancipou-se de Bom Princípio através de um plebiscito;
• 16/04/1989: primeira eleição.
São Vendelino e Sankt Wendel (Alemanha) - Cidades Irmãs
O município de São Vendelino tem sua população formada predominantemente por imigrantes alemães que com uma farta bagagem cultural, aqui se estabeleceram à aproximadamente 150 anos. Desde a primeira Administração Municipal, sempre se buscou incentivar trabalhos e ações que visassem resgatar e preservar dados históricos relacionados à imigração alemã no Brasil, e em especial, em São Vendelino.
Desde 1990 a administração municipal mantém contatos com a administração e moradores da cidade alemã de Sankt Wendel, no estado do Saarland, na Alemanha. Com uma longa trajetória de pesquisa e com a comprovação através de informações de real valor sobre a emigração para o Brasil, que comprovam originar-se nossos antepassados da região do Saarland, podemos assegurar que existem profundos laços históricos e culturais que unem estas duas cidades, a começar pelo nome dado ao nosso município, em função da forte devoção que os imigrantes alemães tinham ao São Vendelino e pelo fato de diversos imigrantes terem vindo da região de Sankt Wendel (São Vendelino) / Alemanha.
O dia 18 de outubro de 2003 entrou para a história como uma das datas mais importantes da história de São Vendelino. Desde aquele dia, a cidade tornou-se irmã de Sankt Wendel, na Alemanha. A assinatura do documento que reconhece as duas cidades como “cidades irmãs” foi trazido da Alemanha por representantes do Executivo e Legislativo de Sankt Wendel, e assinado pelos prefeitos de ambas as cidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário