quarta-feira, 28 de setembro de 2011

SÃO VENDELINO - O PEQUENO PARAÍSO


    No dia seis de fevereiro de 1855, o vice-cônsul francês, Conde Paulo Montravel, conseguiu a concessão do governo Imperial e comprou uma área de 16 léguas, situada no Forromeco Superior. A área de 16 léguas foi denominada de Colônia Santa Maria da Soledade, e foi dividida entre 3 sócios. Cada lote recebeu a denominação de um dos sócios, sendo o Distrito Barcelos a atual São Vendelino, o centro da colônia. Portanto, o município de São Vendelino possui uma história muito mais antiga que muitos outros municípios da encosta do planalto, uma vez que sua ocupação é decorrente do segundo período de colonização alemã no Estado, iniciado a partir da segunda metade do século XIX.
    Na atualidade, os municípios de São Vendelino e de Barão (Linha General Neto) e uma parte mais ao sul de Carlos Barbosa (Santa Clara, Santa Luíza e Santo Antônio do Forromeco) comporiam a colônia fundada por Montravel. Os primeiro habitantes de São Vendelino, segundo José Cândido de Campos Netto, em seu livro "Montenegro", editado em 1924, são os seguintes nomes: João Felipe Scheid, Antônio Kossmann, Antônio Ludwig, Nicolau Lermann e Nicolau Neis.
    Registros assinalam que, em 1859, havia 1240 pessoas, perfazendo um total de 263 famílias estabelecidas na Colônia Santa Maria da Soledade das diferentes etnias. Mas estas terras não eram totalmente desabitadas antes da chegada dos colonos. O território já se encontrava habitado por portugueses, uma vez que aparecem como donos de lotes nomes lusos. Além destes, havia os índios. Sentindo-se ameaçados devido à invasão de suas terras, os índios cainguangues, ou "bugres", como eram chamados pelos alemães, atacavam os lotes, destruindo as plantações, saqueando e matando os colonos.
    A falta de estradas para o transporte de mercadorias foi um dos fatores que dificultaram a fixação do imigrante à nova terra, a sua sobrevivência e principalmente o desenvolvimento econômico da colônia, uma vez que não pôde ocorrer uma produção em maior escala. Em 1861, as dificuldades começam a ser superadas e São Vendelino se destaca quanto ao seu desenvolvimento. Torna-se a sede da primeira paróquia da região. Estavam estabelecidas 1387 pessoas, o equivalente a 291 famílias. Na época, a colônia contava com seis armazéns e outros estabelecimentos menores, um moinho em funcionamento e mais outro em construção, um ferreiro, um fabricante de cerveja, um charuteiro, um tecelão, um seleiro, dois marceneiros, três alfaiates, quatro sapateiros, cinco pedreiros, um tanoeiro e um funileiro.
    Em 18 de janeiro de 1877, pelo decreto nº 6480, a Colônia Santa Maria da Soledade é emancipada do regime colonial. Nesta época, o Distrito Barcellos passa a chamar-se de São Vendelino, devido à forte devoção que os imigrantes alemães católicos tinham ao Santo e pelo fato de diversos imigrantes terem vindo da cidade de "Sankt Wendel", no Estado de Saarland, na Alemanha.
    Quanto a sua história política administrativa ao longo do século XX temos:
 • 1953: através de consulta plebiscitária os moradores decidem anexar-se a São Sebastião do Caí;
•  1982: com a criação do município de Bom Princípio, São Vendelino é incluído neste novo município;
•  29/04/1988: emancipou-se de Bom Princípio através de um plebiscito;
•  16/04/1989: primeira eleição.
São Vendelino e Sankt Wendel (Alemanha)  - Cidades Irmãs
    O município de São Vendelino tem sua população formada predominantemente por imigrantes alemães que com uma farta bagagem cultural, aqui se estabeleceram à aproximadamente 150 anos. Desde a primeira Administração Municipal, sempre se buscou incentivar trabalhos e ações que visassem resgatar e preservar dados históricos relacionados à imigração alemã no Brasil, e em especial, em São Vendelino.
   Desde 1990 a administração municipal mantém contatos com a administração e moradores da cidade alemã de Sankt Wendel, no estado do Saarland, na Alemanha. Com uma longa trajetória de pesquisa e com a comprovação através de informações de real valor sobre a emigração para o Brasil, que comprovam originar-se nossos antepassados da região do Saarland, podemos assegurar que existem profundos laços históricos e culturais que unem estas duas cidades, a começar pelo nome dado ao nosso município, em função da forte devoção que os imigrantes alemães tinham ao São Vendelino e pelo fato de diversos imigrantes terem vindo da região de Sankt Wendel (São Vendelino) / Alemanha.
    Como resultado deste elo de interesses entre ambas as cidades podemos destacar a ida de 20 jovens estagiários para região de Sankt Wendel desde 1992; vinda anual de grupos de turistas daquela cidade para o RS e ida de moradores de São Vendelino para lá; apresentação de banda alemã; apresentações de grupos de dança vindos de várias regiões da Alemanha; vinda de grupo de prefeitos da Alemanha para São Vendelino; ida de grupos esportivos buscando integração esportiva e conhecimento da região e seus moradores; inclusão da disciplina de alemão nas escolas municipais; vinda de uma emissora de TV da Alemanha para elaboração de um documentário de São Vendelino; intercâmbio entre escolas das duas cidades, com troca de cartas entre crianças de 7 a 12 anos, e o principal, que a vinda de representantes oficiais da cidade de Sankt Wendel para oficialização do intercâmbio que reconhecem Sankt Wendel e São Vendelino, cidades irmãs. Tudo isso visando sempre mais o interesse de se buscar um maior intercâmbio entre as duas cidades com a implantação de projetos sócio-econômicos e culturais.
    O dia 18 de outubro de 2003 entrou para a história como uma das datas mais importantes da história de São Vendelino. Desde aquele dia, a cidade tornou-se irmã de Sankt Wendel, na Alemanha. A assinatura do documento que reconhece as duas cidades como “cidades irmãs” foi trazido da Alemanha por representantes do Executivo e Legislativo de Sankt Wendel, e assinado pelos prefeitos de ambas as cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário